quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lideres da Igreja Episcopal no EUA aderem a agenda gay e aprovam casamento gay


A Câmara dos Bispos da Igreja Episcopal dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira a realização de cerimônias de benção para casais do mesmo sexo. A medida deve passar agora pelo Câmara dos Vices, antes de ser adotada pela denominação americana.

 Na Convenção Geral Episcopal, em Indianápolis, o casamento de casais do mesmo sexo recebeu 111 votos a favor e 41 contra, além de três abstenções. A aprovação tem prazo de três anos, quando deve ser revisada.

A expectativa é que seja aprovado também na Câmara dos Vices, transformando a Episcopal na primeira denominação de grande porte dos EUA a aceitar este tipo de cerimônia.

Os líderes da igreja aprovaram ainda a expansão da linguagem antidiscriminação usada pelos episcopais para incluir transgêneros. A mudança diz que a igreja não pode negar postos clericais a transgêneros por causa de sua identidade de gênero.

Algumas denominações religiosas menores nos EUA já realizam matrimônio de casais do mesmo sexo, como a Igreja Universalista Unitária. A Igreja Episcopal, contudo, é a 14ª maior denominação do país, com estimados 2 milhões de membros.

Em 2003, a Igreja Episcopal foi a primeira a aceitar um bispo assumidamente gay, uma decisão controversa dentro da própria igreja e que levou à criação de uma organização Episcopal separada para abrigar os líderes mais conservadores.

Fonte: Folha.Uol