sábado, 30 de junho de 2012

Jon Maddog executivo da Linux, assume homossexualidade em magazine


Jon Maddog Hall, diretor executivo da Linux International, decidiu "sair do amário" e revelou sua homossexualidade em uma carta publicada no site da revista Linux Magazine.

Considerado o guru do software livre, Maddog, de 61 anos, afirmou que escreveu o post como uma homenagem ao centenário do inglês Alan Turing, comemorado no último sábado (23/06).



O cientista se suicidou em 1954 após ser perseguido pelo governo porque era homossexual. As autoridades, naquela época, submeteram Turing a tratamentos com hormônios para que ele deixasse de ser gay. Em 2009, o governo britânico veio a público para pedir desculpas pelo erro.

Maggod ainda disse que só decidiu revelar sua homossexualidade agora para não constranger os pais, que morreram recentemente sem saber que o filho era gay. "Meus pais eram católicos fervorosos", disse. "Eles tinham muito preconceito contra negros e gays. Inclusive, se recusavam a assistir Ellen DeGeneres na TV [uma famosa apresentadora americana] só por ela ser homossexual assumida. Não assumi antes porque, como eles eram velhinhos, podiam sofrer algum tipo de preconceito e também deixá-los arrasados".

Outro motivo é que Maggod queria preservar a Linux Internacional, onde ele é um dos principais executivos. O medo do executivo era de que pessoas preconceituosas pudessem falar mal da instituição por causa da sua homossexualidade. "As pessoas hoje em dia estão bem mais maduras e são mais respeitosas", declarou.

O guru da Linux ainda disse que a área da computação é um mercado atrativo para os gays, pois, quem lida com computadores, tecnologia, programação e outros assuntos relacionados a área, são pessoas respeitosas, educadas e enxergam além de um detalhe simples como a sexualidade.