Uma
campanha do biscoito Oreo no Facebook com a imagem de um biscoito com um
recheio nas cores do arco-íris --o tradicional símbolo gay-- foi ''curtida''
por mais de 200 mil internautas e com mais de 60 mil comentários.
A
imagem do biscoito de chocolate, postada na segunda-feira, aparece acima da
data ''25 de junho'' e da palavra ''orgulho'', em referência ao Dia do Orgulho
Day, seguida ainda da frase ''Orgulhosamente apoie o amor!''.
O
Dia do Orgulho Gay na verdade é celebrado em 28 de junho, mas o mês de junho
tradicionalmente é o mês do orgulho gay em diferentes partes do mundo. O
biscoito multicolorido foi especialmente criado para a campanha e não está à
venda.
A
página do Oreo conta com quase 27 milhões de seguidores. A maior parte dos que
comentários deixados abaixo da imagem do biscoito multicores foram positivos,
mas muitos foram críticos em relação à campanha publicitária.
A
internauta Judith Farry deixou o seguinte comentário: ''Obrigado...e esse é o
mais LINDo biscoito que eu já vi''. Rebecca Hoffman comentou que ''já não é sem
tempo que marcas passem a mostrar apoio às coisas que importam para elas. Todo
mundo tem a sua opinião e a Oreo está mostrando a sua''.
PASSAGENS
BÍBLICAS
Muitos
cristãos evangélicos condenaram a iniciativa postando passagens da Bíblia. Beth
Hart afirmou que ''Deus, em seu infinito amor diz que a homossexualidade é
sodomia, é uma abominação à luz do Deus divino. O amor é a verdade''.
Campanha do biscoito Oreo recheado nas cores do arco-íris provoca polêmica no Facebook |
Alguns
deixaram comentários abertamente homofóbicos, como Andy Fischer, dizendo que
''homens brancos, asiáticos e latinos irão reconquistar esse nosso grande país
e expulsar os maricas que estão tentando espalhar sua doença na mente de nossas
crianças. Oh, que dia feliz seria esse!''.
Basil
Maglaris, diretor-assistente de Assuntos Corporativos da Kraft, que possui a
Nabisco, empresa que produz o Oreo, afirmou que a imagem do biscoito foi uma
homenagem ao Mês do Orgulho Gay.
"Como
empresa, a Kraft Foods tem uma história de orgulho em celebrar a diversidade e
a inclusão. Nós acreditamos que o anúncio do Oreo é um divertido reflexo dos
nossos valores'', afirmou Maglaris.
O
anúncio integrou a celebração de 100 anos da Oreo. A companha vem postando
novos conteúdos diariamente, para marcar o aniversário.
Muitas
grandes empresas enviaram representantes para paradas gays realizadas nos
Estados Unidos no último final de semana, entre elas a Bud Light, a Wells
Fargo, a Johnson & Johnson e a Coca-Cola.
O
anúncio do Oreo já desencadeou outra campanha, uma petição online defendendo a
criação real do biscoito arco-íris. Os defensores da iniciativa alegaram
motivos ideológicos, bem como de consumo: ''1. Os gays merecem direitos iguais.
2. Ele parece ser delicioso. Por favor, assine aqui e diga que você quer ver o
'Oreo Gay' nas prateleiras muito em breve!''.
Fonte: Folha. Uol
Artigo Anterior